O fumeiro de Porco Bísaro na sua melhor expressão
O porco Bísaro está ligado desde tempos imemoriais à confecção do Fumeiro da terra fria transmontana.
Na Quinta das Poldras conservam-se todas as tradições na sua confeção.
Quinta das Poldras, marca de eleição
Uma questão de tradição
A Quinta das Poldras® é a marca que representa a Grão-a-Grão no que toca aos produtos relacionados com o porco Bísaro. Aliados aos requisitos higio-sanitários e fiéis às matérias-primas obtidas a partir de suínos autóctones da raça bísara, aos ingredientes e às técnicas ancestrais de corte, enchimento, fumagem e secagem, a Quinta das Poldras confecciona fumeiro certificado IGP, uma indicação que comprova a reputação, genuinidade e o modo de produção específico destes enchidos.
A Raça Bísara
Os Porcos Bísaros são a raça autóctone de suínos por excelência da região Norte de Portugal, originários do tronco Céltico, são grandes, de pelagem preta, branca ou malhada, pele grossa, cerdas compridas, grossas e abundantes.
Porco Bísaro criado ao ar livre
A garantia de um produto genuíno
A cabeça com orelhas compridas, largas e pendentes. O tronco é comprido, com dorso arqueado, tórax alto, achatado e pouco profundo, flanco largo e pouco descido, garupa estreita descaída e pouco musculada, ventre esgalgado.Os membros são compridos, ossudos e pouco musculados, tendo um regular aprumo. São animais de temperamento bastante dócil, vagarosos e com movimentos pouco graciosos, estando perfeitamente adaptados aos nove meses de inverno e três de inferno, que a austeridade temporal caracteriza o nordeste transmontano. Na Quinta das Poldras estes animais são criados ao ar livre , em regime de produção ecológica e alimentados com produtos 100% naturais (mistura de cereais, castanha, tubérculos, hortícolas e frutos)
IGP - Indicação Geográfica Protegida
Os Porcos Bísaros são a raça autóctone de suínos por excelência da região Norte de Portugal, originários do tronco Céltico, são grandes, de pelagem preta, branca ou malhada, pele grossa, cerdas compridas, grossas e abundantes.
Fumeiro Quinta das Poldras IGP
A certificação da origem do nosso fumeiro
IGP é a designação de um produto onde a relação com o meio geográfico subsiste, pelo menos, numa das fases de produção, transformação e elaboração. Uma certificação de origem do produto alimentar. Protegida pela União/Comunidade Europeia, esta menção garante a autenticidade do produto em relação à sua origem.
O consumidor tem a garantia de que o produto foi produzido através de métodos ancestrais, que possui características sápidas aromáticas inigualáveis, e que foi sujeito a um sistema de controlo independente, ao longo de toda a fileira de produção.
Fumeiro Quinta das Poldras IPG
DOP - Denominação de Origem Protegida
A Denominação de Origem Protegida (DOP) é o nome de um produto cuja produção ocorre numa área geográfica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado.
Para que um produto possa beneficiar de uma Denominação de Origem Protegida tem que ser demonstrado que tem origem no local que lhe deu o nome e que tem uma forte ligação com essa mesma região, de tal forma que é possível provar que a qualidade do produto é influenciada pelos solos, pelo clima, pelas raças animais ou pelas variedades vegetais e pelo saber fazer das pessoas dessa área.
Fumeiro tradicional Quinta das Poldras
Sujeito ao mesmo controlo de qualidade e ao mesmo rigor na criação dos animais assim como aos mesmos critérios de transformação e confeção da carne em fumeiro.
Fumeiro tradicional
O mesmo rigor, a mesmo qualidade
Apesar de não possuir o selo de certificação IGP, a Quinta das Poldras mantêm uma linha de fumeiro que obedece aos mesmos critérios de criação dos animais e ao mesmo rigor no que toca à confeção de todo o seu fumeiro.
Nesta gama aproveita, ainda, para inovar no que toca à criação de algumas variantes dos seus produtos, nomeadamente nas alheiras onde possui, para além da alheira tradicional, a alheira de caça, de cogumelos e de javali.
Fumeiro Tradicional Quinta das Poldras